Mês dezembro 2024

Deixa passar!

O que aconteceu lá atrás? O que fizeram de suas vidas passadas? Sofreram, foram felizes? Valeu a pena? Quem pode dizer?Como se resgata o passado?Não dá para voltar a fita e acompanhar tudo de perto. Ver, reviver.Dramas,  glórias, dores e…

À espera do cometa

Vi numa postagem do Instagram que vou ter 105 anos quando o cometa Halley passar novamente ao alcance do olhar de nós, pobres terráqueos. Não o vi quando nos visitou em 1986. Será que estarei vivo quando me for dada…

Iguaria ou heresia

Flávia Boggio, colunista da Folha, mais uma vez me empresta inspiração para um tema de crônica, ao indicar um cardápio de tretas possíveis para animar as festas familiares de fim de ano. Um dos itens desse cardápio é a eterna…

No escurinho do cinema

Não entro numa sala de cinema desde 1994. Portanto, não tenho parâmetros para analisar como se encontra hoje o ambiente para se ver tranquila e prazerosamente um filme. Mas, pelo que leio por aí, o que menos dá para fazer…

Ciclomundinho

A mulher estava saindo de uma oficina para troca de óleo em seu Uno Mille cor de diarreia e entrando na rodovia SC-406. Parou, olhou o tráfego escasso que vinha da esquerda e acelerou – termo um tanto dúbio quanto…

Minúsculo

Quando eu era criança, coisa de sessenta anos atrás, lembro que a molecada mais velha costumava brincar com nossos brios ao cantar uma musiquinha que o mais que fazia era nos deixar com medo do que o futuro reservava à…

Porque ainda estamos aqui

Vi muita gente com lágrimas nos olhos, no saguão do cinema, após a sessão do filme “Ainda estamos aqui”. Alguns mais jovens, que não viveram as agruras do final dos anos 1960, início dos anos 1970; outros, madurões como eu,…

Esquema ninja

Trabalhei durante seis meses, pouco antes de voltar do Japão, num bentô-iá na cidade de Matsumoto, província de Nagano. Bentô-iá é a empresa que fabrica os bentôs, pratos prontos vendidos em lojas de conveniência e aptos para consumo depois de uma rápida visita ao micro-ondas.…