Mês janeiro 2022

Isso a Globo não mostra!

Permitam-me tratar do tema gratidão, que aliás tem muito a ver com os tempos natalinos em que vivemos. Lembrei disso a propósito das últimas demissões ocorridas na Rede Globo de Televisão. Partícipe do sistema capitalista, como a maioria de nós…

Alerta de spoiler

Ana Luíza, nossa professora de teclado no Sesc, falava sobre os intervalos de sexta na música – que é quando a sequência de notas mantém uma distância de seis teclas entre uma e outra, como um dó e um lá…

Alô São Paulo… aquele abraço!

O Rio de Janeiro continua rindo! Rindo do nosso jeitão apressado, da nossa vida agitada, da nossa poesia concreta e, como diria Caetano, da deselegância discreta das nossas meninas (o que é uma inverdade!). Riem de tudo… quando falamos bolacha,…

Nem do grosso nem do fino

– Só este pepino? A pergunta simples e direta caiu como uma bomba. Após recolher o vegetal, nem muito grosso, nem muito fino, estendido sobre a esteira, a operadora do caixa do Sonda olhou para o Vitor, meu filho, e…

Quando a velhice chega

Por causa de alguns problemas constantes no nervo ciático, o ortopedista pediu muitos exames de Raios-X, tomografia computadorizada e uma densitometria óssea. Depois de uma certa idade, melhor ver como anda o desgaste dos ossos, discos intervertebrais e “otras cositas…

Paixões

Tive dezenas de paixões na vida, mas a mais avassaladora foi a que senti, aos 19 anos, pela atriz Françoise Forton. Amei a Virgínia que ela fez, de franjinha e tudo, na novela ‘Cuca Legal’, da Globo. Amei mais ainda…

Reveillon na Dutra

Passei por Trindade, há pouco mais de dez anos, quando concluía minha tese de mestrado de Comunicação, e agora em 2020, no auge da pandemia. Fiquei meio decepcionado com o que vi. Para quem não frequenta o eixo São Paulo-Rio,…

Os bloqueados

Demorou um pouco – menos do que eu havia previsto inicialmente – mas o volume de telefones bloqueados na memória de meu celular acaba de ultrapassar o número de contatos que venho armazenando ao longo dos últimos anos. Se ainda…

Manchas de Cândida

O que mais irritava no Ribeiro é que a Selminha não se irritava nunca!Exageradamente ordeira, extremamente compreensiva e completamente apaixonada por ele.Seu closet era uma mistura de irritação e primor! Uma camisa em cada cabide por ordem de cores, as…

Esperança esperançosa

Dizem. A esperança é a última que morre. Mas, ela não morre de verdade. Fica hibernando para renascer todo dia novo. Nublado ou chuvoso produzindo introspecção, desânimo. Então, vem o Sol, radiante, iluminando tudo à sua frente e fazendo a…