O melhor de nós mesmos

Este texto atende o desafio de escrever sem Ponto, apenas usando vírgulas Certeza absoluta de que o desfecho do caso da jovem Juliana Marins, que no final se tornou previsível, deixou um sentimento de frustração em todos nós, que um…

Leia maisO melhor de nós mesmos

As pernadas dos velhinhos

Este texto atende o desafio de escrever sem Ponto, apenas usando Vírgulas Não é fácil, na minha idade, encontrar pelas ruas quem curta caminhadas como eu, porque caminhar, andar a pé num ritmo um pouco mais forte, parece ser coisa…

Leia maisAs pernadas dos velhinhos

O frio voltou

A neblina desaba feito uma bola de ferro envolvedo tudo ao redor com seus grilhões que aprisionam, imobilizam a vítima com tentáculos,  torcem e espremem a paisagem e dominam o ambiente com visibilidade restrita e indefinida como um gigantesco balão…

Leia maisO frio voltou

Mensageiro com DRT

Todo jornalista com vários anos de trabalho em redações deve ter um currículo respeitável: repórter, redator, revisor, chefe de reportagem, pauteiro… Nada diferente deste cronista, nos vinte e cinco anos em que trabalhou nas redações de jornais e revistas.  Mas…

Leia maisMensageiro com DRT

Nós, os escanifrados

Se o querido leitor imaginava que só os gordos e os baixinhos eram vítimas dos apelidos depreciativos, das avaliações pouco carinhosas de seu aspecto físico, enganava-se redondamente. Nós, os magros, também somos discriminados. Os escanifrados, os magricelas, os esganzelados como…

Leia maisNós, os escanifrados

Nos bares da vida

Li dia desses que o Harry’s Bar, fundado em 1911 e até hoje cultuado por seus coquetéis e seu piano, era o “lugar preferido de Ernest Hemingway” em Paris. Não haveria referência cultural mais significativa, claro! E então, num rasgo…

Leia maisNos bares da vida

Menina de Gaza

Ela está cansada. Não dormiu bem à noite.Hoje não vai à escola.Hoje não tem pão, nem azeitonas, nem mel no café da manhã.Hoje não tem café da manhã.Também não tem almoço, nem lanche, nem jantar.Hoje não tem mais mesa na…

Leia maisMenina de Gaza

Foi nos bares da vida…

Fragmento do livro ‘As duas guerras de Vlado Herzog’, de Audálio Dantas (Editora Civilização Brasileira): (…) Novos adeptos eram arregimentados nos bares próximos às redações: o 308, na alameda Barão de Campinas, uma das entradas da Folha; o Miranda, na…

Leia maisFoi nos bares da vida…

De gatos e homens

Gatos não são animais comuns. Não são animais caseiros. Não são bichinhos de estimação. Não são bibelôs ou objetos de exposição. Gatos são entidades! Você não tem um gato. Ele é que tem você! Porque gatos, mais do que gatos,…

Leia maisDe gatos e homens