Mês janeiro 2026

Maria Rita

Uma vozinha infantil interrompeu o vaguear de meus pensamentos, enquanto eu caminhava pela rua Sagrado Coração de Jesus, na ensolarada manhã de sexta-feira. A menina devia ter uns dois anos e vinha de uma dessas adjacentes sem saída que desembocam…

Confiança, às vezes, é tudo!

Sentado no “Toninho do Bacalhau”, aqui em Santos (SP), para uma cervejinha de final de tarde com meu filho, conversamos sobre tudo. À certa altura, comentávamos sobre os benefícios do canabidiol no controle de diversos transtornos e doenças. Lembrei que…

Samantha, a gachorra

Parte II Sempre achei que minha gata Samantha tinha algo especial. Ela me adotou, como sempre fazem os gatos.  Explico: estava na caminhada diária, quando ela começou a me seguir. Foi tão insistente, que a trouxe para casa. Tirei uma…

Esperando Brad Pitt

Na noite de 24 de dezembro, véspera do Natal, a mulher de seus 54 anos parou o carro no estacionamento do aeroporto de Erechim, no Rio Grande do Sul, e, acompanhada do filho pré-adolescente, pediu autorização para entrar e aguardar…

Vagalume

Quando encontrei o vagalume ele já estava vacilante. A luz do abdômen já se acabara. Só mantinha duas luzes fracas nas costas que pareciam dois olhos verdes iluminados. Ainda queria iluminar nossas noites, uma pequena lanterninha no nosso mundo, mas…

Numa ilha deserta

Creio que muita gente – eu inclusive – gostaria de isolar-se do mundo, cada vez mais caótico, irrespirável e insuportável. Arranjar uma ilha deserta para morar, por exemplo. Longe de vizinhos chatos e barulhentos, longe do trânsito, do atropelo das…

Os sem-noção

A zooantropologia é uma ciência nova e fascinante. Ela aborda a zona meio obscura entre a zoologia e a antropologia, ocupando-se de espécies que não estão classificadas nem em uma nem em outra. Para ser mais claro: tanto a zoo…