Mês outubro 2025

Perigosa semelhança

É fato, é vero, como dizem gl’italiani, que para “morrer basta estar vivo”. Morre-se de enfarto fulminante, em um assalto, em um acidente automobilístico ou até por uma bala perdida. Mas pode se morrer também, quando a pessoa é confundida com outra.…

Seja bem-vinda!

No Tocantins, o calor do Egito prevalece quase o ano todo. Então, quando começam as chuvas, normalmente na segunda quinzena de outubro, plantas, pássaros e pessoas festejam. Antes das mudanças climáticas, tínhamos as chuvas do caju e do pequi, em…

Lançamento

Deve ter alguma explicação científica para isso: durante duas ou três horas em que me vejo diante de dezenas de pessoas fazendo fila para conseguir uma dedicatória no livro que acabo de lançar, meu organismo praticamente desliga suas funções fisiológicas.…

O dia em que entrevistei Lucélia Santos

O autor deste texto, Marco Antonio Zanfra, está lançando hoje seu sexto livro, O Navio Fantasma, no bar Canto Madalena, às 20 horas. Foi em novembro de 1978, durante o gozo de minhas primeiras férias como repórter da Folha, que passei…

Solitárias juntas

O que vocês veem nessa foto acima? Árvores? Elas estão juntas, porém sozinhas. Ficam lá, no alto do morro, lado a lado, enfrentando sol e chuva. Ventos ao entardecer. São sobreviventes. Foram poupadas de uma dizimação em massa, por serras…

Não tem tu, vai tu mesmo!

Meu amigo Pedro, radicado em Santos há pouco mais de cinco anos, tenta impedir que seus filhinhos paulistanos, Maria Alice e Miguel, 8 e 12 anos, usem o tu, muito comum no dia a dia dos moradores da cidade. Não…

Sonhar custa caro

A verdade é que realizar sonhos custa caro. Eu, por exemplo, sonho em mudar para a Ilha de Malta e ficar perto das minhas crias (como diz a minha amiga angolana Anabela Rebelato). Um deles já mora na Europa.  Só…

Eterno enquanto dure

Algumas pessoas parecem jamais convencer-se de que são finitas. Não se sentem ao alcance do descanso final. Não abandonam suas missões nem quando o corpo físico já não responde mais com a mesmo desempenho de antes. A morte? Ora, a…